quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Trilogia da mochila

Arrebento

Ia arrebentando a mochila, a garrafa de água molhou papéis e documentos.
A correria foi intensa até chegar no prédio central.
Arrebentou dentro da biblioteca.
Dois exemplares foram salvos e agora passam bem.

Detento

Dia duro para um furto. Antes de sair do centro teria que usar seus sete dedos para realizar o feito, não conseguira nada até então. Havia tumulto e aperto, perto do metrô, parecia perfeito. Uma dona distraída que levava mochila nas costas, olhava as fofocas da revista numa banca da Praça da Sé. O moço tentou fazer de conta que também via e levou sua carteira, bastando roçar e dedilhar delicadamente o zíper. A mulher desceu as escadas indo para estação. Escondido e satisfeito abriu a carteira. Voltou atrás com a cabeça, correu pela mulher. Correndo e agora de encontro em ponto de bala, descendo escadas.
A mulher procurando a carteira pelo bilhete, antes da catraca, deu por falta e entrando em desespero ia pedir ajuda para o guarda. O rapaz chegou pouca coisa antes.
-Senhora, deixou cair sua carteira! Respiração curta e olhos assaltados.
-Deus te abençoe, moço! Segurando firme suas mãos, quase que beijando, em sofreguidão.
-Sou eu mãe, o Mariano, não me reconhece?
-Mariano, por onde esteve, se passaram quase dez anos! Tocando o rosto de um homem  que um dia foi feito, agora procurando tatear a verdade.
Vozes da estação, multidão de dois, alguns anos depois da prisão, noites sem dormir, a eterna busca. A mãe não segurou a mão, o abraço com a mochila nas costas terminaram em desmaio, mas não caiu no chão. O filho foi quem segurou a razão.  Embarcariam em algumas horas, em dois dias estarão na casa de mainha, em Feira de Santana, na Bahia.

Cruzamento

A mochila caiu em frente da Praça Ramos de Azevedo. Um pegou um braço, o outro pegou outro. Estavam devidamente abraçados. Dançaram tango, floreado e xaxado ao som do camelô que gritava antes de passar o rapa. Foram aplaudidos e filmados. Moedas no vestido, colhidas mais tarde, perto do umbigo.

Maira Garcia


Nenhum comentário:

Postar um comentário