domingo, 3 de setembro de 2017

Foi assim que aconteceu.

No caminho tinha a Sé, na calçada da Catedral, alguns moradores de rua, uma mulher com dois cachorros dando ração, e um homem agachado, que ao passar por ele podia ver que copiava um poema de uma revista. "Você gosta de poesia?" Ela perguntou: "Gosto! Essa é do Manoel Bandeira". Estava copiando para guardar num envelope. O homem levantou e falou: "Vou ler pra você!" Manuel Bandeira.
O bicho

Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem

Leram juntos, ele estava um pouco alcoolizado. Se apresentaram. " Eu me chamo Maria, e você?" "Samuel! Prazer! Esta revista estou copiando porque vou vender ali no sebo do Messias." A revista estava rabiscada, não conseguiria vender, e ela disse: "Eu queria comprar, mas saí sem dinheiro." "Não quero que você compre, quero que você veja isto. O nome da revista é Panorama da Pobreza de São Paulo. Veja estas fotos. Quem sabe um dia você pode ajudar a melhorar essa situação? Eu já fui músico, fiz Belas Artes, tive problemas psíquicos, perdi esposa e filho. Já fui preso sete anos por roubo, aqui bem na frente, eu e um companheiro que já se foi, espero que ele esteja bem, nem eu nem você sabemos como é, como vai ser do lado de lá." " "Hoje como você vai fazer pra comer? Tem bom prato?" "Só de segunda a sexta, fica tranquila que mais tarde tem gente que traz comida pra gente." "Posso te dar um abraço?"Ela perguntou: " Pode!Obrigada, senti que foi de coração!" Ela não não se importando com o redor, sentindo-se segura como poucas vezes. Não acreditando na coragem de abraçar um estranho, disse: "Vai dar tudo certo! Acredite!" Foi embora segurando o choro, gostaria muito que a vida lhe desse um novo rumo, mas algo dizia que apesar da rua e da pinga, Samuel era feliz. Conseguia copiar poesia na calçada e com muita coragem olhar-se diante dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário